Vídeo atribuído a EI mostra supostos autores de atentado no Irã

Ataque em desfile militar matou 25 e feriu 60 pessoas

Publicado em 23/09/2018 - 17:52 Por Agência EFE - Cairo

A agência Amaq, vinculada ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), divulgou neste domingo (23) um vídeo mostrando três dos supostos autores do atentado realizado ontem (22) em um desfile militar na cidade iraniana de Ahvaz.

Na gravação, com duração de 1min40s e cuja autenticidade não pôde ser verificada, três homens aparecem em um carro, com uniforme militar, supostamente, minutos antes de chegarem ao local do ataque. Na ação, 25 pessoas morreram e 60 ficaram feridas.

O único indivíduo que fala farsi afirma que “com a permissão de Deus, acontecerá um ato no qual inimigos de Deus, da Guarda e de outros serão esquartejados”, em possível alusão aos Guardiães da Revolução, grupo de elite do Exército do Irã. Outro homem diz, em árabe, que “a ordem de Deus é a prioridade”.

O Irã responsabilizou o movimento separatista árabe Resistência Nacional Ahvaz que, segundo esse governo, tem apoio da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, pelo ataque, desprezando a reivindicação feita ontem pelo EI. Os Guardiães da Revolução, por sua vez, afirmaram hoje que promoverão “uma vingança mortal e inesquecível em um futuro próximo” aos autores do atentado.

O ataque foi realizado por quatro extremistas que abriram fogo contra soldados do Exército e dos Guardiães que desfilavam e contra o público. Eles foram mortos pelas forças de segurança.

Últimas notícias