Argentina já identificou 101 corpos de soldados mortos nas Malvinas

Publicado em 12/10/2018 - 16:24 Por Da Agência EFE - Buenos Aires

O governo de Argentina informou hoje (12) que subiu para 101 o número de corpos identificados como sendo de soldados argentinos enterrados em um cemitério nas ilhas Malvinas, arquipélago controlado pelo Reino Unido e cuja soberania é reivindicada pelo país sul-americano.

Por meio de comunicado, a Secretaria de Direitos Humanos de Argentina informou que o número foi registrado após uma nova identificação, a de Mario Ramón Luna, nascido na província de Santiago del Estero.
Luna foi morto durante a batalha de Pradera del Ganso, em 28 de maio de 1982, que foi o primeiro combate terrestre entre Argentina e Reino Unido pela guerra das Malvinas.

"Mario era cabo da Polícia Militar e, em reconhecimento a sua coragem, lhe foi concedida post mortem a Cruz da Nação Argentina por Coragem em Combate. Em sua cidade natal, Pozo del Castaño, uma escola tem seu nome para lembrá-lo e prestar uma homenagem", diz o comunicado.

As identificações acontecem como parte de uma iniciativa da Cruz Vermelha Internacional a partir de um acordo de 2016 entre Argentina e Reino Unido para revelar quem são os combatentes enterrados em um cemitério no vilarejo de Darwin com lápides com a inscrição "Soldados argentino só conhecido por Deus".

Os trabalhos de exumação foram conduzidos pela Cruz Vermelha, com a participação de especialistas da Equipe Argentina de Antropologia Legista. Foram coletadas amostras genéticas de 122 soldados enterrados em Darwin.

Últimas notícias