Brasil congratula-se com a ONU pelo Dia das Nações Unidas

Criação da organização foi marcada pela Carta das Nações Unidas

Publicado em 24/10/2018 - 19:31 Por Augusto Queiroz - Agência Brasil - Brasília

O mundo inteiro comemora hoje (24), o Dia das Nações Unidas. A data marca a entrada em vigor, em 24 de outubro de 1945, da Carta das Nações Unidas, documento fundacional da organização, cujo preâmbulo, reafirma “os direitos fundamentais do homem, a dignidade e o valor do ser humano, a igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas.”

Associando-se às comemorações pela data, o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) emitiu nota onde se congratula com toda a família das Nações Unidas e seus Estados-Membros, “pelos 73 anos de serviço à humanidade e de promoção de seus pilares fundamentais de paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável”.

Na sua fundação, a organização contava com 51 Estados-Membros que se uniram em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Hoje, o Brasil reitera seu compromisso com a Carta da ONU e com os princípios e propósitos da organização, da qual é membro fundador, juntamente com outros 50 países.

O presidente Michel Temer discursa na abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. - Cesar Itiberê/PR

Paz e ajuda humanitária

Além da manutenção da segurança e da paz no mundo, entre as competências da ONU estão também a promoção dos direitos humanos, o apoio ao desenvolvimento econômico e ao progresso social. Atualmente, perto de 80 mil pessoas trabalham em todo o sistema da ONU.

A organização também opera na proteção do meio ambiente, no combate às alterações climáticas e no fornecimento de ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados, com distribuição de alimentos e assistência. Hoje as Nações Unidas alimentam cerca de 80 milhões de pessoas, em 80 países, Todos os anos, são distribuídas mais de 12 bilhões de refeições.

Na área da saúde, o Unicef vacina 45% das crianças de todo o mundo. E na área da segurança a ONU tem hoje missões de paz em 14 países, com um total de 110 mil soldados de paz

Contribuição brasileira

Segundo o Itamaraty, ao longo da história das Nações Unidas o Brasil tem buscado contribuir para o cumprimento dos seus objetivos por meio de sua participação em todos seus foros de debate, tanto na sede em Nova York, quanto ao redor do mundo. “Além disso, o Brasil é o país em desenvolvimento que mais exerceu mandatos como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, tendo atuado, ao todo, por mais de duas décadas dentro do órgão”, diz a nota.

O Brasil também vem participando de operações de manutenção da paz das Nações Unidas, desde 1956, em Suez (Egito), destacando-se recentemente pelo comando militar brasileiro durante os quase 13 anos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), e, ainda hoje, na responsabilidade pela força tarefa marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

Diplomacia multilateral

O Itamaraty destaca que, em diversas oportunidades, realizaram-se no Brasil conferências da ONU, “com especial destaque para a Rio 92 e, mais recentemente, a Rio+20, da qual emanou o mandato negociador dos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável, aprovados em 2015”.

Ao tempo em que cumprimenta as Nações Unidas pelo seu septuagésimo terceiro aniversário, o governo brasileiro “reafirma sua tradição de engajamento na diplomacia multilateral e renova seu compromisso com a organização”, diz o ministério.

* Com informações da ONU News

Edição: José Romildo/Davi Oliveira

Últimas notícias