Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Canadá impõe sobretaxas de 25% a sete produtos de aço

Publicado em 11/10/2018 - 21:13

Por Agência Brasil* Brasília

O governo do Canadá anunciou nesta quinta-feira (11) que, a partir de 25 de outubro, aplicará sobretaxas de 25% a sete categorias de produtos de aço para evitar que fabricantes estrangeiros afetados pelo aumento de tarifas pelos Estados Unidos repassem sua produção ao país.

O Ministério de Finanças do Canadá informou em comunicado que os sete produtos em questão são chapa grossa, barras de reforço para cimento, produtos tubulares para o setor de energia, aço laminado a quente, aço pré-pintado, cabo de aço inoxidável e barras de arame.

A sobretaxa será imposta a produtos procedentes de todos os países.

As autoridades canadenses também anunciaram ajuda aos produtores nacionais que dependem de aço e alumínio procedente dos Estados Unidos e que estão sendo afetados pelo aumento das tarifas no Canadá, que ocorre em represália à medida adotada nos EUA.

Críticas

O governo do México lamentou a decisão anunciada pelo Canadá e alertou que usará os mecanismos disponíveis para proteger o país da medida.

A Secretaria de Economia mexicana disse em comunicado que a determinação do Canadá "afetará as exportações mexicanas de produtos como tubos de perfuração petrolífera e arame galvanizado".

Além disso, a pasta informou que o México revisará cuidadosamente as medidas impostas, já que podem violar compromissos internacionais do Canadá como o recém renegociado Tratado de Livre-comércio de América do Norte (Nafta), "além de pôr em risco a competitividade e a integração comercial da indústria regional".

"O México lamenta ainda que estas medidas sejam tomadas quando os dois países conseguiram avançar nas negociações comerciais que promoverão uma maior integração regional", acrescenta o comunicado.

*Com informações da EFE

 

Edição: Denise Griesinger

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Últimas notícias