Casa Branca condena tentativas de ataques às famílias Clinton e Obama

Publicado em 24/10/2018 - 14:19 Por Agência EFE - Washington

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, condenou hoje (24) "as tentativas de ataques violentos" com artefatos explosivos dirigidos às residências de Bill e Hillary Clinton, em Nova York, e de Barack e Michelle Obama, em Washington. "Condenamos as tentativas de ataques violentos efetuadas recentemente contra o presidente Obama, o presidente Clinton, a secretária (de Estado) Clinton e outras figuras públicas", afirmou em comunicado a porta-voz.

"Estes atos aterrorizantes são desprezáveis e todos os responsáveis prestarão contas antes de tudo no marco da lei. O Serviço Secreto dos Estados Unidos e outras agências da lei estão investigando e tomarão todas as ações apropriadas para proteger qualquer um que seja ameaçado por estes covardes", acrescentou.

Sarah Sanders fez as declarações pouco depois que as autoridades informaram que tinham interceptado um pacote dirigido aos Clinton no condado de Westchester, em Nova York, na última hora de terça-feira (23), e de outro nesta quarta-feira em Washington na residência dos Obama.

De acordo com o jornal The New York Times, que cita fontes da polícia, os dispositivos são similares aos que as autoridades encontraram e detonaram na segunda-feira (22) na residência do multimilionário filantropo George Soros, ao norte do estado de Nova York.

O Departamento de Segurança Nacional, ao qual está integrado o Serviço Secreto, afirmou em sua nota que os pacotes foram "identificados imediatamente como artefatos explosivos durante processos rotineiros de revisão dos Correios e foram manejados apropriadamente".

"Os protegidos não receberam os pacotes nem correram o risco de recebê-los", acrescentou o Serviço Secreto.

O assunto está sob "ampla investigação criminal" e reunirá "todos os recursos disponíveis" em nível federal, estadual e local para "determinar a fonte dos pacotes e identificar os responsáveis", completaram as autoridades.

O FBI de Nova York indicou em mensagem na sua conta oficial do Twitter que está a par do objeto achado perto da residência dos Clinton, na cidade de Chappaqua (Nova York), e que suas forças especializadas em terrorismo estão colaborando com outras agências na investigação. 

Últimas notícias