Cerca de 100 mil estão sem energia em Portugal após tempestade

Publicado em 15/10/2018 - 07:17 Por Agência EFE - Lisboa

Aproximadamente 100 mil casas ainda estão sem energia em Portugal após a passagem do furacão Leslie, que afetou especialmente o centro do país e deixou, no total, 28 pessoas levemente feridas e 61 desalojadas.

A paisagem em localidades como Figueira da Foz, no distrito de Coimbra (centro), continua hoje marcada por troncos caídos por causa do vento e pelo trabalho frenético de operários para restabelecer o serviço prestado pela companhia EDP, que tomou medidas sem precedentes.

Furacão Leslie
REUTERS/Rafael Marchante
Furacão Leslie - Reuters/Rafael Marchante / Direitos reservados

A empresa declarou "estado de emergência" em Coimbra, uma medida nunca antes adotada na sua história e que envolve mobilizar todos os recursos disponíveis em nível nacional.

Os graves danos na rede elétrica se somam a outros em casas, lojas e todo tipo de local. Em Soure, uma das cidades mais afetadas, são calculados prejuízos no valor de 1 milhão de euros.

"É todo um conjunto de equipamento urbano", disse à imprensa local o prefeito desta cidade, Mário Jorge Nunes. Ele sustenta que, de acordo com cálculos dos serviços técnicos "só para reparar as infraestruturas esportivas são necessários mais de 600 mil euros".

O Instituto Português de Mar e Atmosfera mantém em alerta amarelo 11 dos 18 distritos de Portugal, nos quais se espera chuva, vento e agitação marítima forte, que pode gerar ondas de até cinco metros.

A tempestade Leslie tocou a Terra na Península Ibérica, nas proximidades de Figueira da Foz, por volta da meia-noite de domingo, com ventos que chegaram a 176 km/h.

Últimas notícias