Cerca de 500 salvadorenhos de caravana pedem asilo no México

Publicado em 31/10/2018 - 18:07 Por Agência EFE - San Salvador

Cerca de 500 salvadorenhos que saíram em caravana no último domingo (27) rumo aos Estados Unidos pediram asilo no México, informou nesta quarta-feira (31) a vice-ministra para cidadãos do país centro-americano no exterior, Liduvina Magarín.

De acordo com Magarín, mais de 300 migrantes "fizeram a solicitação de asilo" ontem (30) e "foram checados pelas autoridades e levados a albergues" em território mexicano.

A vice-ministra mexicana explicou que outros 200 salvadorenhos encaminharam hoje o pedido de asilo e que a resposta oficial do país pode demorar até 45 dias.

"As autoridades decidiram que, enquanto esperam a decisão final, [os salvadorenhos] terão livre mobilidade dentro do estado de Chiapas", disse.

Segunda caravana

Uma segunda caravana de mais de 600 integrantes iniciou também hoje, em San Salvador, seu percurso rumo aos Estados Unidos, e alguns, segundo a imprensa local, já chegaram à fronteira com a Guatemala.

Os salvadorenhos se somaram assim a duas caravanas que saíram de Honduras, a primeira em 13 de outubro, em direção aos EUA, e que está atualmente cruzando o México, após passar pela Guatemala.

O governo de Donald Trump criticou duramente os países centro-americanos por não impedirem a viagem de seus cidadãos, e confirmou ontem que colocará pelo menos 5.239 militares na fronteira com o México para evitar a entrada destes migrantes.

Últimas notícias