Deslizamento de terra causa 40 mortes em Uganda

Publicado em 12/10/2018 - 11:13 Por Agência EFE - Campala (Uganda)

Pelo menos 40 pessoas morreram e teme-se que o número chegue a 100, depois que, nessa quinta-feira (11), um deslizamento de terra arrasou o distrito de Bududa, no leste de Uganda, por causa da forte chuva no país.

"Um rio transbordou em Bududa, depois de uma forte chuva e causou um deslizamento de terra em uma montanha. Grandes rochas rolaram por uma aldeia no condado de Bukalasi, matando várias pessoas", informou ontem à noite o responsável pelo Departamento de Gestão de Desastres Nacionais, Martin Owor.

Segundo investigações preliminares, a forte correnteza do Rio Tsuume, que transbordou arrastando todo tipo de objetos, teria destruído dois shoppings e duas escolas próximas às encostas do monte Elgon.

Algumas áreas continuam inacessíveis para as equipes de resgate, por isso acredita-se que o número de alunos e professores mortos nesse incidente poderia ser muito maior.

"Esperamos encontrar mais vítimas à medida que as equipes de resgate possam ter acesso a todas as áreas afetadas, próximas à encosta do monte Eldgon", disse a porta-voz da Cruz Vermelha ugandense, Irene Nakasiita.

Os sobreviventes descreveram "tremores e rochas rolando" durante o deslizamento de terra, lamentando a perda de plantações de banana, feijão, mandioca e café.

Últimas notícias