Irã desmantela células terroristas que planejavam ataques a peregrinos

Publicado em 23/10/2018 - 10:47 Por Agência EFE - Teerã

O Ministério de Inteligência do Irã anunciou nesta terça-feira (23) o desmantelamento de três células terroristas na província de Khuzistão, que planejavam cometer atentados suicidas durante a iminente peregrinação xiita de Arba'een.

O ministro de Inteligência, Mahmoud Alavi, explicou que os três grupos "foram identificados nos últimos dias" e que as forças de segurança fizeram 15 detenções, segundo a agência Tasnim.

"De acordo com os depoimentos dos detidos, eles tinham a intenção de cometer atentados suicidas para ferir e matar parte dos peregrinos" que se deslocam do Irã à cidade santa iraquiana de Karbala, explicou Alavi.

O ministro vinculou essas células aos Estados Unidos, à Arábia Saudita e a Israel, e denunciou que esses países apoiam grupos separatistas e extremistas sunitas para criar "problemas" no Irã e "os incentivam a cometer ataques terroristas".

"De 100 atentados que esses grupos queriam realizar, 99 foram identificados e cancelados", afirmou.

No último dia 22 de setembro, 24 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um ataque terrorista contra um desfile militar na cidade de Ahvaz, capital da província de Khuzistão, na fronteira com o Iraque.

A autoria do atentado foi reivindicada por um movimento separatista árabe e pelo grupo jihadista Estado Islâmico, que também cometeu um duplo ataque em Teerã em junho de 2017, que deixou 17 mortos.

Últimas notícias