México recebe pedidos de refúgio de migrantes de caravana hondurenha

Publicado em 19/10/2018 - 06:30 Por Agência EFE - Cidade do México

O governo do México informou hoje (19) que já começou a receber e a atender os primeiros pedidos de refugiados de membros da caravana de migrantes hondurenhos na fronteira sul do país.

Em comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) disse que "àqueles que solicitaram refúgio, as autoridades mexicanas competentes estão prestando cuidados de maneira ordenada e com pleno respeito pelos direitos humanos dos migrantes e em apego às regulamentações nacionais e internacionais sobre o tema".

Imigrantes hondurenhos
Imigrantes hondurenhos - EFE/Esteban Biba/ Direitos reservados

A caravana de migrantes hondurenhos partiu de San Pedro Sula (Honduras), no último sábado (13) e, desde então, dezenas deles começaram a atravessar a fronteira em barcaças pelo Rio Suchiate.

As autoridades mexicanas estão em contato com membros dessa caravana, para quem "as opções a que têm direito foram explicadas", disse a SRE, sem detalhar as medidas.

O governo do México pediu ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) que acompanhe o processo de atenção à caravana de migrantes hondurenhos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias