Missão que busca "Terra" fora do sistema solar começa fase industrial

Publicado em 04/10/2018 - 09:45 Por Agência EFE - Berlim

A missão Platão, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), destinada a encontrar e estudar planetas fora de nosso sistema solar, entrou em fase industrial, com a assinatura do contrato para a construção de seu satélite, feito por um consórcio liderado pela empresa alemã OHB Systems.

A ESA fez o anúncio do contrato nesta quinta-feira (4), durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Bremen, no norte de Alemanha.

O contrato inclui o lançamento do satélite e sua manutenção, tanto na fase de testes quanto posterior.

A missão Platão terá início em 2026 e tem como propósito encontrar e estudar outros sistemas planetários, com especial ênfase em planetas rochosos próximos de estrelas similares ao sol e a uma distância na qual poderia existir água.

Segundo o diretor-geral da ESA, Johan-Dietricj Wörner, uma das "mais emocionantes questões da astronomia atual é se existe uma segunda Terra no universo".

"Com nosso satélite Platão, nos concentraremos em planetas similares à Terra, cuja órbita está na zona habitável ao redor de estrelas similares ao nosso sol. Será o maior passo dirigido a encontrar uma segunda Terra", disse o especialista.

Além da OHB, participarão da construção do satélite as empresas Thales Alenia Space, de França e Reino Unido; e a suíça Ruag.

O Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR, na sigla em alemão) fornecerá, em cooperação com outros centros de pesquisa europeus, os instrumentos científicos, entre os quais há um sistema de 26 câmeras e unidades eletrônicas.

A missão não vai procurar apenas exoplanetas desconhecidos, mas também pesquisará as propriedades das estrelas em torno das quais eles orbitam.

Isso, segundo a ESA, ajudará os cientistas a compreender a arquitetura dos sistemas dos exoplanetas e a determinar onde estão os mundos mais provavelmente habitáveis.

A missão vai ampliar o trabalho feito pelo telescópio espacial Cheops, que se dedica à observação de exoplanetas, que começará no ano que vem com um mapeamento dos astros que já são conhecidos.

A missão Platão será seguida pela missão Ariel, cujo lançamento está planejado para 2028 e que estudará em detalhes a atmosfera de um grande número de exoplanetas.

Últimas notícias