Mortes prováveis por ebola chegam a 113 no Congo

Publicado em 08/10/2018 - 08:11 Por Agência EFE - Kinshasa (RDC)

O número de mortes prováveis pelo surto de ebola declarado no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) chegou a 113, das quais 78 foram confirmadas em laboratório, segundo os últimos dados do Ministério de Saúde do país.

Em relatório divulgado nesse domingo (7), com números vigentes até o dia 6 de outubro, as autoridades informaram que o total de casos está em 177, dos quais 142 estão confirmados e 35 são prováveis.

Trabalhadores da saúde são dedetizados após visitarem centro de isolamento de doentes de ebola no hospital de Bikoro, Congo. REUTERS/Jean Robert N
Trabalhadores da saúde, em centro de isolamento de vítimas de ebola no Congo - Jean Robert N'Kengo/Reuters/Direitos reservados

O surto foi declarado no dia 1º de agosto nas províncias de Kivu do Norte e Ituri. O controle da epidemia foi prejudicado pela rejeição de algumas comunidades a receber tratamento e à insegurança na região, onde operam grupos armados.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu, no último dia 3, o fim das hostilidades no nordeste da RDC para facilitar a luta contra o surto de ebola que atinge a região.

Os 15 países do conselho, após abordar a situação a portas fechadas, defenderam uma resposta rápida à doença e advertiram sobre o risco de que ela se estenda rapidamente a países vizinhos e afete a estabilidade regional.

Últimas notícias