Peña Nieto diz que novo Nafta protege México, EUA e Canadá

Publicado em 02/10/2018 - 07:52 Por Agência EFE - Cidade do México

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, fez um discurso em rede nacional de rádio e televisão para dar mais detalhes à população sobre o novo acordo comercial com os Estados Unidos e Canadá, afirmando que o pacto protege o interesse nacional dos três países envolvidos.

Para ele, que deixa o poder em dezembro, a nova versão do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), batizada como Acordo Estados Unidos-México-Canada (Usmca), promove um comércio mais responsável nos âmbitos trabalhista e ambiental.

presidente do México, Enrique Peña Nieto (AFP/Direitos Reservados)
Enrique Peña Nieto disse que nova versão do Nafta protege interesses do México, Canadá e Estados Unidos        (Arquivo/Ronaldo Schemidt/AFP/Direitos Reservados)

"Promove a criação de mais empregos e melhores salários em benefício dos trabalhadores dos três países, garante plena certeza aos intercâmbios comerciais e aos investimentos, incentiva o aproveitamento de novas tecnologias no comércio, nos serviços financeiros e em outros setores, e fortalece a competitividade na América do Norte como plataforma industrial", afirmou no discurso, que foi ao ar ontem (1º).

Negociações

Peña Nieto agradeceu a equipe de negociação do México pelo trabalho, aos representantes do presidente eleito do país, Andrés Manuel López Obrador, que acompanharam o processo, e ao setor privado por ajudar com "conhecimento e experiência" no processo.

"Agradeço profundamente a atitude construtiva dos representantes de Canadá e Estados Unidos. Juntos, construímos um acordo que beneficia a América do Norte em conjunto, ao mesmo tempo em que protege o interesse nacional de cada um dos nossos países", destacou.

O presidente também informou que, depois de assinado, o acordo será enviado ao Senado para ser votado e entrar em vigor.

"[O acordo] representa o início de uma nova etapa nas relações produtivas e comerciais em nossa região. As condições estão dadas para que a economia mexicana siga crescendo, atraindo investimentos e gerando empregos bem remunerados. A partir deste pacto, novas oportunidades de desenvolvimento e bem-estar se abrirão para o México, como parte de uma América do Norte mais competitiva, forte e próspera", disse Peña Nieto.

Antes, presidente mexicano utilizou a rede social Twitter para comemorar a assinatura do acordo com os dois países.

"A modernização do acordo comercial entre México, Canadá e Estados Unidos encerra 13 meses de negociações e consegue o que nos propusemos no início: um acordo ganhar-ganhar-ganhar", escreveu.

Últimas notícias