Presidente de Honduras chega à Guatemala para debater plano migratório

Publicado em 20/10/2018 - 16:37 Por Agência EFE - Cidade da Guatemala

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, chegou neste sábado (20) à capital guatemalteca para conversar com o líder da Guatemala, Jimmy Morales, sobre um plano migratório que possa resolver a crise dos milhares de imigrantes hondurenhos que se deslocam em caravana rumo aos Estados Unidos.

Hernández aterrissou na base da Força Aérea pouco antes das 9h30 (12h30 em Brasília), onde foi recebido pela ministra de Relações Exteriores da Guatemala, Sandra Jovel.

A previsão é de que os dois presidentes façam uma reunião com vários funcionários do governo, para "traçar uma estratégia para lidar com a problemática de migrantes". Ao final eles farão um pronunciamento.

Conforme imagens divulgadas pelo governo guatemalteco, do lado de Honduras participam, além do presidente, Mireya Agüero de Corrales, Lisandro Rosales e Carolina Menjivar, respectivamente ministra de Relações Exteriores, diretor da Comissão Permanente de Contingências e diretora-executiva do Instituto Nacional de Migração. Da Guatemala estão Morales e o vice-presidente, Jafeth Cabrera, além da chanceler e dos ministros de Interior, da Defesa e das Comunicações, Enrique Degenhart, Luis Miguel Ralda Moreno e José Luis Benito, nesta ordem.

Em seis dias de viagem a pé ou de carona, a caravana de hondurenhos – estimada em cerca de 3 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) – chegou ontem ao México, após furar o cerco feito pelo governo guatemalteco. Depois da euforia inicial, o grupo foi contido pela Polícia Federal do México, o que gerou momentos de tensão.

Hoje, algumas dezenas cruzaram o rio que separa ambos os países em botes, mas depois a Polícia do México fechou a passagem.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira sul do país com o México se a caravana continuar o percurso e afirmou que cortaria ajuda financeira a Honduras, El Salvador e Guatemala.

Últimas notícias