República Democrática do Congo decreta segundo surto de ebola

Publicado em 14/10/2018 - 16:47 Por Da Agência EFE - Kinshasa (RDC)

Um segundo surto do vírus do ebola foi decretado ontem (13) à noite no leste da República Democrática do Congo, com foco na cidade de Beni, devido em grande parte à falta de conscientização sobre a doença e à desconfiança nos agentes de saúde, informaram fontes do governo.

"Os desafios são enormes e o governo está estudando como contornar a dificuldade de criar consciência e fazer com que as pessoas aceitem ser vacinadas", afirmou a porta-voz do Ministério de Saúde, Jessica Ilunga.

Este surto se concentra em Beni, cidade com 74% dos contágios no último mês - que já supera 200 casos, 172 deles confirmados - e que faz fronteira com Uganda.

"A epidemia em Beni é de alto risco e a situação é preocupante. Ainda não sabemos a dimensão, mas o foco que estava em Mangina agora está em Beni", disse o ministro de Saúde, Oly Ilunga, que culpou a resistência dos cidadãos a receber tratamento.

Circulação

O temor, o desconhecimento e a crença no poder de curandeiros estão por trás dessa desconfiança generalizada para os agentes de saúde.

A proximidade de Beni com Uganda aumenta o risco de propagação da doença para países vizinhos, assim como a situação de insegurança que impera na província de Kivu do Norte.

"É difícil limitar a circulação de pessoas em uma região tão frágil e insegura onde todos querem a paz. É um problema", afirmou Ilunga, em relação à presença de várias milícias armadas e os milhares de novos deslocados.

O governo anunciou medidas para proteger os trabalhadores humanitários, depois que, em 2 de outubro, três membros da Cruz Vermelha congolesa foram atacados em Butembo enquanto realizavam um enterro de uma vítima de ebola.

Últimas notícias