Sobe para 1.571 número de mortos pelo terremoto e tsunami na Indonésia

Publicado em 05/10/2018 - 08:29 Por Agência EFE - Palu (Indonésia)

As autoridades da Indonésia informaram nesta sexta-feira (5) que subiu para 1.571 o número de mortos por causa do terremoto de magnitude 7,5 e o posterior tsunami que atingiram, há uma semana, o norte da ilha de Celebes.

Em entrevista coletiva, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), afirmou que o número de feridos subiu para 2.549 e que 152 pessoas ainda estão sob os escombros.

EPA8851. PALU (INDONESIA), 04/10/2018.- Vista aérea del área devastada de Balaroa tras el terremoto y posterior tsunami en Palu (Indonesia) hoy, 4 de octubre de 2018. Las autoridades de Indonesia elevaron hoy a 1.424 la cifra de víctimas
Área devastada por terremoto e tsunami em Palu (Indonesia) - EFE/ Mast Irham/Direitos reservados

Além disso, um total de 1.551 corpos foram enterrados em valas comuns, acrescentou o porta-voz.

Algumas organizações não governamentais (ONGs) que estão na região asseguram que o número de corpos enterrados pode chegar a pelo menos mil.

Em Palu, uma das áreas mais afetadas, a rede elétrica segue danificada em 60%, informou a companhia estatal de eletricidade, que espera restabelecer totalmente o serviço até o próximo dia 14.

Além de grandes danos em edifícios e estradas, o terremoto causou deslizamentos de terra em alguns lugares, soterrando vários imóveis em um estranho fenômeno chamado "liquefação do solo".

Os cientistas estão estudando as razões pelas quais o posterior tsunami foi tão violento, já que o tipo de falha onde ocorreu o tremor não costuma gerar grande movimento de ondas gigantes.

Últimas notícias