Sobe para 17 o número de mortos em terremoto no Haiti

Publicado em 09/10/2018 - 14:54 Por Agência EFE - Porto Príncipe

As autoridades de emergência do Haiti informaram hoje (9) que mais duas pessoas morreram por conta do terremoto de magnitude 5,9 que atingiu o país no último sábado (6), o que elevou para 17 o número de vítimas do desastre.

O diretor da Defesa Civil, Jerry Chandle, disse que 7.883 famílias precisam de ajuda humanitária.

Terremoto atingiu o norte do Haiti no final do sábado.
Terremoto no Haiti matou pelo menos 17 pessoas; mais de 7 mil famílias precisam de ajuda humanitária  (Ricardo Rojas/Reuters/Direitos Reservados)

O tremor - cujo epicentro ocorreu no litoral noroeste do país, 20 quilômetros ao norte de Port-de-Paix e a 175 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país, a uma profundidade de 15,3 quilômetros - foi seguido por várias réplicas, umas delas de magnitude 5,2 no domingo.

Em Port-de-Paix, uma das cidades mais pobres do país e entre as mais afetadas pelo terremoto, nove pessoas morreram, enquanto sete mortes foram registradas em Gros Morne, no departamento de Artibonite, e um em Saint-Louis du Nord, de acordo com Chandle.

Mais de 330 feridos

Mais de 330 pessoas ficaram feridas, embora muitas delas não tenham sofrido lesões graves. Além disso, Chandle informou que quatro escolas na região de Pilate, no departamento Norte, foram destruídas.

No entanto, o diretor da Defesa Civil disse que os dados ainda são provisórios, por isso continuam as buscas para verificar se há mais vítimas e danos.

A precariedade no hospital de Port-de-Paix afeta o atendimento aos feridos pelo terremoto, que reviveu o horror causado pelo tremor de magnitude 7 em 2010, que deixou mais de 300 mil mortos, um número similar de feridos e 1,5 milhão de afetados. Muitos dos feridos estão sendo atendidos nos arredores do hospital.

O acesso a Port-de-Paix é difícil devido à precariedade das infraestruturas e o trajeto por estrada até Porto Príncipe dura cerca de sete horas, apesar da distância ser de apenas 175 quilômetros.

Últimas notícias