Terremoto no Haiti causa pelo menos 11 mortes

Publicado em 07/10/2018 - 07:55 Por Agência EFE - Porto Príncipe

Um terremoto de magnitude 5,9 graus na escala Richter, registrado ontem (6) ao norte de Port-de-Paix, no noroeste do Haiti, causou pelo menos 11 mortes, confirmou o secretário de Estado de Comunicação, Eddy Jackson Alexis.

O epicentro foi registrado a 20 quilômetros ao norte de Port-de-Paix e a 175 quilômetros de Porto Príncipe, com profundidade de 15,3 quilômetros, às 20h11 (horário local, 21h11 em Brasília), segundo informou em seu site o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com um comunicado da Defesa Civil, várias pessoas ficaram feridas em Port-de-Paix, Gros-Morne, Chansolme e na ilha de Tortuga, onde há casas destruídas ou danificadas. 

Em Plaisance, no departamento do Norte, a igreja de Saint-Michel também ficou danificada. A instituição informou que não foi emitido alerta de tsunami.

Crise

O primeiro-ministro haitiano, Jean Henry Ceant, anunciou, pelo Twitter, a criação de um comitê de crise, que inclui vários ministros, para coordenar a emergência.

Pouco depois de ser registrado o terremoto, o presidente haitiano, Jovenel Moise, confirmou também nas redes sociais que o tremor tinha causado danos no norte do país e pediu à população para manter a calma.

Moise afirmou que o sistema de gestão de riscos e os serviços regionais de Defesa Civil estão em alerta para ajudar os habitantes das regiões afetadas.

A Defesa Civil acrescentou, no comunicado, que suas equipes estão trabalhando em todo o país, especialmente no noroeste, onde foram sentidas duas réplicas menores do tremor.

O terremoto foi sentido tanto na capital haitiana quanto em outras cidades do sul do país, assim como em vários pontos da República Dominicana.

Nesse país, o tremor foi sentido na capital e em outras províncias.

Últimas notícias