Vulcão de Fogo da Guatemala inicia nova erupção

Publicado em 12/10/2018 - 12:24 Por Agência EFE - Cidade da Guatemala

O Vulcão de Fogo, situado a 50 quilômetros a oeste da capital da Guatemala, iniciou nesta sexta-feira (12) uma erupção, informou o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) do país centro-americano.

A nova erupção do Vulcão de Fogo começou por volta das 3h50 locais (6h50 em Brasília). A fonte incandescente que sai da cratera alcança 400 metros de altitude e o fluxo de lava chega aos 600 metros de extensão.

Vulcão de Fogo, na Guatemala
Vulcão de Fogo - Esteban Biba/Arquivo EFE/Direitos reservados

O Insivumeh alertou que, devido à erupção, existe a possibilidade de um aumento da energia no interior do vulcão, o que pode provocar fluxos piroclásticos (ondas de gases quentes) em suas encostas nas próximas horas.

O instituto científico guatemalteco disse que as autoridades do país devem tomar todas as medidas de precaução e decretar o alerta que considerem necessário.

No dia 3 de junho, a montanha registrou sua erupção mais violenta, que até agora já deixou pelo menos 190 mortos e afetou mais de 1,7 milhão de pessoas.

O número de desaparecidos por aquela erupção, segundo a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), é de 238 pessoas.

Últimas notícias