Comissária europeia e ministro uruguaio discutem acordo UE – Mercosul

Publicado em 19/11/2018 - 15:21 Por Agência EFE - Bruxelas

A comissária europeia de Comércio, a sueca Cecilia Malmström, e o ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, se reuniram nesta segunda-feira (19) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir assuntos ainda pendentes na negociação de um acordo de associação entre União Europeia (UE) e Mercosul.

"Nossas equipes trabalharam muito na semana passada, mas ainda há coisas para resolver", reconheceu Malmström no Twitter, ao informar sobre seu encontro com Nin Novoa.

Twitter malmstrom
Reprodução Twitter

Desde a segunda-feira (12) da semana passada acontece em Bruxelas uma nova rodada de negociações para o acordo, que inclui um tratado de livre-comércio.

Fontes da UE disseram à Agência EFE que as conversas técnicas continuarão até amanhã (20).

A reunião com Nin Novoa se concentrou em "fazer um balanço" da situação das negociações em curso e dos "bons progressos realizados na rodada da semana passada", afirmou Malmström na rede social.

"Ainda há assuntos pendentes nas conversas, mas espero que possamos encontrar soluções em breve", afirmou a comissária sueca.

Entre os assuntos sensíveis que ainda impossibilitam fechar o acordo estão as indicações geográficas, o setor automotivo e o de laticínios e a oferta da UE de "acesso ao mercado de produtos".

A UE e o Mercosul negociam este acordo com base em três pilares – o diálogo político, a cooperação e o livre-comércio – desde o ano 2000 com grandes desafios. Com a chegada à reta final das discussões, as duas partes tentam apressar o calendário para, se não fecharem o acordo, tê-lo o mais avançado possível antes da posse do novo presidente do Brasil em janeiro.

Segundo os europeus, o presidente eleito Jair Bolsonaro deu a entender que quer reabrir capítulos do acordo que já foram fechados na negociação.

Últimas notícias