El Salvador e Guatemala darão "prioridade" à segurança dos migrantes

Publicado em 06/11/2018 - 06:24 Por Agência EFE - San Salvador

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, e o vice-presidente de El Salvador, Óscar Ortiz, decidiram nessa segunda-feira (5) dar "prioridade" à segurança dos centro-americanos que partiram rumo aos Estados Unidos, dos países do Triângulo Norte, nas caravanas de migrantes nas últimas semanas.

Segundo informou a Casa Presidencial de El Salvador, após uma reunião privada entre Morales e Ortiz na noite de ontem, seus governos, juntamente com o de Honduras, "determinaram como prioridade a segurança dos migrantes e que se estabeleça um protocolo" para trocar informação entre países sobre as condições dos integrantes das caravanas.

JUCI03. JUCHITÁN (MÉXICO), 31/10/2018.- Integrantes de la caravana de migrantes centroamericanos que se dirigen a Estados Unidos hacen fila para recibir alimentos el municipio de Juchitán, en el estado de Oaxaca (México) hoy, miércoles 31 de
Caravanas de migrantes centro-americanos se dirigem para os Estados Unidos - EFE/Luis Villalobos/Direitos resevados

Os governos do Triângulo Norte buscarão, além disso, informação sobre as pessoas que organizaram as caravanas, "para que sejam verificados os fatos e os responsáveis". O êxodo começou em Honduras, em meados de outubro, e teve a adesão de salvadorenhos na semana passada.

O encontro entre Ortiz e Morales ocorreu em El Salvador, horas depois de o presidente da Guatemala se reunir com o de Honduras, Juan Orlando Hernández, com quem também tratou da situação migratória atual dos centro-americanos.

Cerca de 7 mil pessoas saíram dos países do Triângulo Norte no último dia 13 de outubro, fugindo da violência das quadrilhas e buscando uma vida melhor que a que lhes oferecem seus países de origem.

Últimas notícias