EUA fecham temporariamente acesso na fronteira de San Ysidro

Publicado em 19/11/2018 - 16:15 Por Agência EFE - SAN DIEGO

A passagem fronteiriça de San Ysidro, que liga San Diego, nos Estados Unidos, e Tijuana, no México, onde milhares de migrantes aguardam para pedir asilo nos Estados Unidos, foi fechada nesta segunda-feira (19) para a colocação de "materiais de reforço", informou o Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP) americano.

Esta medida, que pegou de surpresa milhares de pessoas que transitam diariamente entre ambos os países, corresponde ao fechamento "temporário" tanto da passagem de veículos como de pedestres do lado leste, de entrada para os EUA, disse uma porta-voz do CBP.

A passagem dos EUA para o México não será afetada, informaram autoridades.

Dezenas de agentes de segurança vigiavam hoje a passagem para a Califórnia, enquanto notificavam os automóveis que esperavam na fila sobre a decisão.

Por enquanto, a entrada para a Califórnia se limita ao porto internacional de Otay Mesa e à passagem de pedestres do lado oeste em San Ysidro.

Policiais instalam alambrado na fronteira entre o México e os Estados Unidos, antecipando a chegada de caravanas de migrantes centro americanos que querem chegar aos EUA
Policiais instalam alambrado na fronteira entre o México e os Estados Unidos, antecipando a chegada de caravanas de migrantes centro americanos que querem chegar aos EUA - Joebeth Terriquez/EFE/direitos reservados

Há uma semana, tropas americanas fecharam a passagem em três das 26 pistas para veículos de San Ysidro para a instalação de muros de contenção e alambrado, em antecipação à chegada da caravana de migrantes que recentemente chegou à fronteira.

Por enquanto, autoridades do CBP não informaram quanto tempo irá durar o fechamento e se limitaram a prometer mais detalhes nas próximas horas.

Diariamente, a passagem internacional de San Ysidro recebe cerca de 50 mil veículos e 25 mil pedestres.

Últimas notícias