Fortes ventos dificultam combate a incêndios na Califórnia

Publicado em 12/11/2018 - 20:32 Por Agência EFE - São Francisco

Os fortes ventos registrados nesta segunda-feira (12) na Califórnia dificultam o trabalho de contenção do fogo por parte dos bombeiros e alimentam os dois grandes incêndios que atingem o estado desde a última quinta-feira (12).

Pelo menos 31 pessoas morreram até o momento e outras 228 seguem desaparecidas, de acordo com as autoridades locais.

Após a trégua do fim de semana, quando condições meteorológicas mais favoráveis permitiram que os bombeiros obtivessem avanços significativos na luta contra os incêndios, os fortes ventos voltaram a soprar nesta segunda-feira.

Em vários pontos do estado foram registradas rajadas de até 70 quilômetros por hora (km/h), que contribuíram para alastrar o incêndio batizado como Woolsey Fire. As chamas, que atingem uma região próxima a Los Angeles, passou a cobrir uma área de 33,6 mil para 37 mil hectares.

Já o Camp Fire, no norte do estado, já destruiu uma cidade inteira. Atualmente, o incêndio atinge uma área de 46 mil hectares, de acordo com o Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia (Calfire).

Mais de 4,5 mil bombeiros combatem as chamas na região, que fica a cerca de 280 quilômetros da Baía de San Francisco. No entanto, as condições adversas impediram qualquer avanço nas últimas 24 horas.

Dos 31 mortos até o momento, 29 foram vítimas do Camp Fire. Os números tornam o incêndio o mais mortal do estado igualado com o registrado em Griffith Park, em Los Angeles, em 1933.

Outros dois corpos foram encontrados carbonizados em um veículo perto de Malibu, também perto de Los Angeles. A cidade foi evacuada na quinta-feira por estar dentro do perímetro do Woosley Fire.

Incêndio Califórnia, Mortes
Incêndio Califórnia - REUTERS/Stephen Lam / direitos reservados

Famosos

Malibu é conhecida no mundo todo por ser a região onde vários famosos de Holllywood vivem. Os músicos Neil Young e Miley Cirus perderam as casas que tinham na cidade para o fogo.

Nas redes sociais, Cyrus afirmou que seu imóvel não "está mais de pé", mas que as "memórias compartilhas com a família e amigos permanecem fortes".

"Sou uma das sortudas. Meus animais e o amor da minha vida estão a salvo. Isso é o único que importa", disse a atriz e cantora, de 25 anos, em seu perfil oficial no Twitter.

Lenda do rock, Neil Young também confirmou que perdeu sua casa em Malibu devido ao incêndio. "A Califórnia é um paraíso para todos nós, um presente. Estamos tristes de não sermos capazes de defendê-la contra a ira da Mãe Natureza", afirmou o cantor.

Outros famosos como Kim Kardashian, o diretor Guilherme del Toro e a cantora Lady Gaga tiveram que deixar suas casas por causa da proximidade do fogo. No total, 250 mil pessoas seguem sem poder voltar para casa no norte e no sul do estado.

Assaltos

Ladrões aproveitaram a situação para roubar imóveis vazios, especialmente no norte do estado, segundo a Polícia da Califórnia.

O xerife do condado de Butte, Kory Honea, disse à imprensa local que, apesar da situação caótica, investigará os crimes.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, pediu formalmente ao presidente do país, Donald Trump, que declare que o estado vive uma situação de "grande tragédia".

Caso aceite o pedido, a declaração daria aos afetados pelo incêndio acesso à ajuda financeira do governo federal para alojamento, despesas legais e tratamento psicológico.

Últimas notícias