Indonésia apresentará relatório sobre acidente da Lion Air

Publicado em 22/11/2018 - 09:44 Por Agência EFE - Jacarta

A Indonésia divulgará na próxima quarta-feira (28) o relatório preliminar sobre as causas do acidente da companhia aérea nacional Lion Air, que caiu no dia 29 de outubro no Mar de Java com 189 ocupantes, informou o chefe de Relações Públicas do Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT), Anggo Anurogo.

As últimas investigações do KNKT revelaram que vários indicadores de voo mostraram informações erradas nos quatro últimos trajetos dos Boeing 737 Max 8 acidentado, segundo uma das caixas-pretas do avião.

A part of the black box of Lion Air's flight J
Foto/Muhammad Adimaja via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD
Caixa-preta do avião da Lion Air - Muhammad Adimaja/Reuters/Direitos reservados

Por sua vez, a Boeing advertiu às companhias aéreas que um novo sistema automático, que evita que o aparelho despenque, pode provocar queda excessiva de "nariz" quando a informação sobre o ângulo de ataque é errada e a pilotagem é manual.

A Administração Federal de Aviação dos Estados qualificou essa condição dos recentes modelos 737 Max como "insegura", em um documento de 7 de novembro.

O acidente também pôs em dúvida, além do modelo de aeronave, os protocolos de segurança da companhia aérea de baixo custo Lion Air, que tem um histórico de acidentes menores, e o papel dos pilotos nos últimos segundos do voo.

O avião, que fazia o voo JT610, caiu em águas do Mar de Java a grande velocidade, 13 minutos após decolar do aeroporto de Jacarta, depois que o piloto solicitou retorno à capital.

As autoridades indonésias ainda buscam no mar a outra caixa-preta, com a gravação das conversas dos pilotos na cabine.

Últimas notícias