Líderes europeus mostram sintonia com Macri antes da Cúpula do G20

Publicado em 30/11/2018 - 08:45 Por Da Agência EFE - Buenos Aires

O presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, e os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, se encontraram com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, demonstrando sintonia.

O encontro ontem (29) os líderes europeus ofereceram seu apoio ao presidente argentino, cujo país se encontra imerso em uma delicada situação econômica, e assinaram vários acordos de cooperação no marco das reuniões bilaterais.

A primeira reunião de Macri foi com Macron, que expressou em entrevista coletiva conjunta seu apoio à agenda "de reformas" do governo argentino, e opinou que é "essencial, não só para a Argentina, mas para toda a região, continuar por esta via".

"Acredito que todos os investidores nacionais e internacionais deveriam poder entender e acompanhar com sua confiança o espírito de seriedade que o senhor fixou, com essa vontade de abrir a economia que servirá para toda a população e que a França acompanha", acrescentou Macron diante de um sorridente Macri.

O presidente francês lembrou que apoiou à Argentina no seu pedido de resgate ao FMI e, embora tenha mostrado dúvidas sobre a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul pelas posições do presidente eleito, Jair Bolsonaro, especificou que nesse tema está próximo e pretende "avançar" com a Argentina.

Mais tarde, Macri se reuniu com os líderes das instituições europeias, em um encontro no qual ambas partes destacaram a "proximidade de posições" em fóruns internacionais, "especialmente nas Nações Unidas", e destacaram que "compartilham pontos de vista similares quanto à relevância do sistema multilateral, do comércio aberto e de uma ordem internacional baseada em normas".

Juncker e Tusk repassaram também o estado das negociações do tratado comercial entre a UE e o Mercosul, "no qual ambas partes seguem muito comprometidas". Os líderes convidaram Macri a realizar uma visita a Bruxelas no próximo ano.

Macri e o primeiro-ministro italiano se reuniram antes de participar de um brinde de homenagem à comunidade italiana no país, a mais numerosa no mundo, um laço no qual ambos dirigentes se apoiaram para defender uma maior aproximação.

Conte sustentou que a troca entre ambas nações já é "grande", mas garantiu que "ainda vão torná-la mais profunda", e argumentou que "as relações culturais e científicas são a melhor base para as relações econômicas e políticas".

O primeiro-ministro italiano citou como matérias nas quais a Argentina e a Itália vão intensificar suas relações a infraestrutura, a energia, a defesa e a agricultura, temas nos quais "podem trabalhar juntos oferecendo um benefício recíproco".

Nos três encontros bilaterais, Macri quis deixar claro sua proximidade com as posições europeias, e ratificou, horas antes do começo do G20, seu "compromisso com o dialogo, a integração, o comércio mundial, o multilateralismo e a agenda verde".

Últimas notícias