Macri decretará luto nacional por 44 tripulantes do submarino ARA San

Publicado em 17/11/2018 - 16:46 Por Da Agência EFE - Buenos Aires

Macri decretará luto nacional por 44 tripulantes do submarino ARA San Juan

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou hoje (17) que decretará luto nacional em homenagem aos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, localizado na madrugada deste sábado no Oceano Atlântico, após um ano e um dia desaparecido no fundo do mar.

"Vamos decretar luto nacional e, além disso, haverá ordem para que a bandeira fique a meio mastro na Argentina", afirmou o ministro da Defesa, Oscar Aguad, em entrevista coletiva.

Acompanhado de diversas autoridades militares da Argentina, o ministro afirmou que Macri ordenou que todos façam "até o impossível" para descobrir o que ocorreu com o submarino. Por enquanto, o governo acredita que houve uma implosão da embarcação, que se dividiu em várias partes e chegou ao fundo do mar.

Emoções

"Sempre erros são cometidos. Posso ter pecado por ser otimista demais, reconheço, e talvez gerei expectativas que, no fim, não se cumpriram. Peço desculpas por isso, mas passamos por um ano muito difícil", disse o ministro ao responder a uma pergunta de um jornalista que o questionou se o governo fará uma autocrítica sobre a gestão do caso do desaparecimento do ARA San Juan.

O ministro ainda afirmou que é difícil controlar emoções tão contraditórias em um momento como esse. "Por um lado há o alívio de ter encontrado o submarino. Por outro, a tragédia. Para mim é difícil assimilar isso. Imagino como é para as famílias."

A entrevista coletiva foi acompanhada pela maioria dos familiares dos tripulantes em Mar del Plata, cidade onde estava a base naval do submarino. Todos foram para a cidade para uma cerimônia de lembrança das vítimas no primeiro aniversário do desaparecimento.

Antes de divulgar que o submarino havia sido encontrado, a Marinha entrou em contato com os familiares. Na manhã de hoje, eles receberam as primeiras imagens dos destroços da embarcação, feitas por robôs da companhia americana Ocean Infinity.

Últimas notícias