Macri e Trump conversam sobre China e situação da Venezuela

Publicado em 30/11/2018 - 14:03 Por Da Agência EFE - Buenos Aires

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversou hoje (30) com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sobre temas comerciais e de crescimento econômico, a relação com a China e a situação da Venezuela, informaram fontes oficiais.

"Conversaram sobre as preocupações que temos na região, particularmente com a Venezuela, compartilhando ambos as singularidade ou a delicadeza que tem o fato de que a Venezuela não é hoje um país democrático", informou o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie.

Segundo o chanceler, os dois presidentes, em reunião na Casa Rosada, discutiram como é "a possível evolução" e consideraram também "questões do cenário internacional que são de relevo", e muitas serão "retomadas no desenvolvimento da temática do G20", sem dar mais detalhes.

"Foi uma conversa de cerca de 50 minutos em um clima extremamente cordial onde se falou fundamentalmente do marco de relações bilaterais entre Argentina e Estados Unidos", detalhou o ministro argentino, lembrando a relação de amizade que une há três décadas ambos os líderes por causa do seu passado como empresários.

"Um vínculo de amizade", que de acordo com o chanceler é um elemento que o presidente dos EUA sempre lembra quando há sua tomada de decisão".

Sarah Sanders, secretária de Imprensa da Casa Branca, destacou no seu Twitter a excelente reunião de Trump com Macri sobre "comércio, China, crescimento econômico e Venezuela". Segundo ela, houve ainda questões de comércio e o acesso de produtos argentinos ao mercado americano e produtos americanos à Argentina.

A porta-voz norte-americana destacou também sobre o "apoio econômico e financeiro" que os trouxe ao país para o acesso ao acordo assinado em junho com o Fundo Monetário Internacional (FMI), para atenuar a forte desvalorização do peso e avançar mais rapidamente nas reformas que Macri quer fazer para conseguir equilíbrio fiscal.

"Trump manifestou forte apoio ao programa de reformas conduzidas pelo governo do presidente Macri, reconhecendo o difícil ponto de partida que a Argentina teve que enfrentar para normalizar suas variáveis macroeconômicas depois de tantos anos de desmandos", considerou por sua vez o ministro de Fazenda, Nicolás Dujovne.

Últimas notícias