México diz que não aceitou acordo de cooperação com EUA sobre asilo

Publicado em 11/11/2018 - 09:36 Por Agência EFE - Cidade do México

O governo do México informou que não aceitou "de maneira verbal ou escrita" nenhum acordo sobre cooperação em matéria de pedidos de asilo ou refúgio depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endureceu este trâmite.

Em comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores (SRE), o equivalente ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil, enfatizou que a política migratória do país latino-americano "é definida de maneira soberana" e se baseia nos seus próprios interesses.

Além disso, disse que responde exclusivamente aos compromissos estabelecidos na legislação nacional e nos acordos internacionais assinados em matéria migratória, de asilo e refúgio.

Trump assinou esta semana uma ordem presidencial que limita as chances dos solicitantes de asilo na fronteira com o México e impede que essa proteção seja concedida a quem chegue aos Estados Unidos de forma irregular.

A SRE defendeu que é preciso enfrentar o fenômeno migratório "a partir de uma perspectiva de responsabilidade compartilhada". E, assim, continuar os esforços que fizeram conjuntamente EUA e os países do Triângulo Norte da América Central (Honduras, Guatemala e El Salvador) no marco das conferências sobre prosperidade e segurança na região.

"A caravana de migrantes proveniente da América Central é um fenômeno humanitário inédito que requer trabalho conjunto de todos os países da região para responder a ela de maneira integral e com uma perspectiva de direitos humanos", ressaltou a SRE.

O governo mexicano expressou sua vontade de continuar trabalhando estreitamente com os EUA e os países da região "para propiciar uma migração segura, ordenada e regular, que respeite os direitos dos migrantes".

Últimas notícias