Mudança climática pode representar ameaça para fertilidade de insetos

Publicado em 13/11/2018 - 20:34 Por Agência EFE - Londres

A mudança climática pode representar uma ameaça para a fertilidade de insetos, indicou um estudo publicado nesta terça-feira (13) pela revista Nature.

Segundo pesquisa da Universidade de East Anglia, da Inglaterra, as ondas de calor afetam o esperma dos machos de algumas espécies. Esse fator poderia explicar por que a mudança climática está tendo impacto sobre a população de diversos insetos.

Para realizar o estudo, os pesquisadores, liderados pelo professor Matt Gage, observaram a reação de escaravelhos vermelhos expostos a ondas de calor simuladas dentro de um ambiente controlado.

Por meio de uma série de experimentos, a equipe analisou o prejuízo causado à capacidade reprodutiva do inseto e também características de seus descendentes.

Os pesquisadores descobriram que uma primeira onda de calor reduzia pela metade o número de filhotes que os escaravelhos eram capazes de ter. Já a segunda, tornava os machos praticamente estéreis. A produção de esperma caía em três quartos após a exposição. Os testes também mostraram que esses espermatozoides tinham mais dificuldade de avançar pelo aparelho reprodutor da fêmea.

Comportamento

Além disso, os cientistas também analisaram o impacto das mudanças sobre o comportamento sexual dos insetos e descobriram que a frequência das "relações" caiu pela metade após a exposição.

A pesquisa mostrou que os filhotes de escaravelhos de pais expostos às ondas de calor viviam menos tempo, também tendo o rendimento reprodutivo afetado.

"Os insetos na natureza podem experimentar múltiplas ondas de calor, o que poderia se transformar em um problema para a população se a reprodução masculina não se adaptar. Esses resultados são muito importantes para entender como as espécies reagem à mudança climática", disse Kris Sais, um dos integrantes da equipe da Universidade de East Anglia.

Os pesquisadores esperam que as descobertas sejam incorporadas nos modelos que calculam a vulnerabilidade das espécies e, em última instância, ajudem na elaboração de planos de preservação.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.