Papa lembra fim da 1° Guerra Mundial e pede que mundo invista em paz

Publicado em 11/11/2018 - 10:37 Por Agência EFE - Cidade do Vaticano

O papa Francisco afirmou hoje (11) que a lembrança da Primeira Guerra Mundial deve ser "para sempre" uma "severa chamada" para "investir na paz", enquanto em Paris é lembrado o centenário do armistício que colocou fim ao conflito.

"A página histórica do primeiro conflito mundial é para sempre uma severa chamada a rejeitar a cultura da guerra e a buscar todos os meios legítimos para pôr fim a todos os conflitos que ainda atingem muitas regiões do mundo", disse após o Ângelus. "Parece que não aprendemos."

O pontífice pronunciou estas palavras enquanto em Paris aproximadamente 70 chefes de Estado e de Governo lembram sob o Arco do Triunfo o centenário do armistício entre as potências aliadas e a Alemanha que pôs fim à Primeira Guerra Mundial em 1918.

O papa lembrou essa guerra e a qualificou como "um massacre inútil", parafraseando seu predecessor Bento XV, cujo pontificado coincidiu com tal conflito.

"Digamos com força: Invistam na paz, não na guerra!", exclamou Francisco desde a janela do Palácio Apostólico diante dos fiéis que escutavam na Praça de São Pedro, depois de realizar orações pelas vítimas "daquela enorme tragédia".

Últimas notícias