Pence confirma 2º encontro entre Trump e Kim em 2019

Publicado em 15/11/2018 - 07:49 Por Agência EFE - Singapura

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, confirmou nesta quinta-feira em Singapura uma segunda cúpula no próximo ano entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, apesar das últimas informações de que Pyongyang tem bases secretas de mísseis. 

"Acreditamos que a cúpula provavelmente será realizada no próximo ano, mas quando e onde ocorrerá ainda tem que ser decidido", declarou Pence em entrevista à imprensa depois de se reunir com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. 

A primeira cúpula de Trump com Kim aconteceu em 12 de junho de 2018 em Singapura e nela o líder norte-coreano se comprometeu a desnuclearizar o país, enquanto o governante americano lhe ofereceu garantias de segurança. 

O próprio Tump disse na semana passada que a reunião com Kim será "no início do próximo ano" e se mostrou muito "contente" de como avançam as conversas com Pyongyang. 

Pence explicou hoje que Trump está "determinado" a manter as sanções e a máxima pressão sobre o regime norte-coreano para evitar "erros do passado", como quando a Coreia do Norte fazia promessas, suspendiam-se as sanções e depois Pyongyang não respeitava o estipulado. 

Além disso, o vice-presidente americano reconheceu que "a China está fazendo mais esforços do que nunca" e acrescentou que Trump abordará o assunto com o presidente Xi Jinping quando ambos estiverem juntos em Buenos Aires no final de novembro, durante a reunião do G20. 

Pence qualificou como "importante" a reunião de hoje com Moon, na qual ambos ratificaram a meta de conseguir a desnuclearização completa e verificada da Coreia do Norte e, neste sentido, a necessidade de manter uma estreita coordenação entre Washington e Seul. 

A reunião de Pence com Moon aconteceu às margens cúpula de governantes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que termina hoje em Singapura após três dias de conversas. 

Últimas notícias