Erdogan critica intervenção policial contra protestos na França

Publicado em 08/12/2018 - 20:03 Por Agência EFE - ISTAMBUL

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou neste sábado (8) a atuação da polícia francesa contra os protestos convocados pelo movimento dos "coletes amarelos". Ele afirmou que "a Europa reprovou no exame de direitos humanos".

"Sigo com preocupação os assuntos na França. Estamos contra os manifestantes que abrem a porta ao caos, como também a quem emprega uma força desproporcional contra eles", disse Erdogan durante um comício em Istambul, transmitido pela emissora NTV.

"Olhem o que faz agora a polícia de quem zombava de nossa polícia, de quem dizia que nossa polícia era repressora", destacou o presidente turco, em alusão às críticas recebidas da Europa durante os grandes protestos populares da Turquia de cinco anos atrás.

Segundo Erdogan, "o que demonstra o panorama que surgiu agora é que a Europa reprovou no exame da democracia, dos direitos humanos e das liberdades".

Nesse sentido, ressaltou que os protestos na França "não foram causados nem pelos refugiados nem pelos muçulmanos, mas pelos próprios cidadãos" do país europeu.

"Os que utilizaram o populismo político contra os refugiados e a islamofobia caíram no buraco que eles mesmos cavaram", concluiu Erdogan.

Os protestos do movimento dos "coletes amarelos" começaram contra o aumento dos impostos sobre os combustíveis, já cancelado, e se ampliaram contra a perda do poder aquisitivo, com reivindicações pela renúncia do presidente francês, Emmanuel Macron.

Últimas notícias