Maduro: opositores não participam de pleito por aposta em golpe

Publicado em 10/12/2018 - 06:56 Por Agência EFE - Caracas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que um setor da oposição, que não participou das eleições municipais no país, aposta na "aventura golpista" e está à espera de uma "invasão" estrangeira para "chegar ao poder".

"Uma parte da oposição aposta no voto, mas outra parte aposta na aventura golpista e está esperando que chegue do norte [dos Estados Unidos] um golpe de Estado, uma invasão para eles chegarem ao poder", declarou Maduro a jornalistas depois de votar em um centro eleitoral do oeste de Caracas.

"Penso assim, porque, se não participam das eleições e fazem política, como vão chegar ao poder?", questionou o governante venezuelano.

A declarações de Maduro são uma reação à decisão de dois dos principais partidos opositores da Venezuela, o Primeiro Justiça – do duas vezes candidato à presidência Henrique Capriles –, e o Vontade Popular – do líder opositor preso Leopoldo López – de não participar do pleito por considerá-los uma "farsa".

Esses partidos, da mesma forma que o Ação Democrática e o Um Novo Tempo, estão inabilitados por não terem participado nas eleições presidenciais do último dia 20 de maio – que Maduro ganhou com folga – por considerá-los fraudulentos.

O presidente venezuelano também reagiu às críticas de que seu governo é uma uma ditadura. Ele ressaltou que, durante o seu mandato, houve nove eleições no país.

Últimas notícias