Rússia fabricará mísseis de médio e curto alcances se EUA o fizerem

Publicado em 05/12/2018 - 14:53 Por Agência EFE - Moscou

O presidente russo Vladimir Putin garantiu hoje (5) que se os Estados Unidos desenvolverem mísseis de médio e curto alcances, a Rússia também irá fazê-lo. A declaração veio depois que Washington anunciou a decisão de deixar o primeiro tratado de desarmamento nuclear da Guerra Fria, chamado de INF, assinado em 1987.

"Agora se vê que nossos parceiros americanos consideram que a situação mudou tanto que os EUA também devem dispor dessas armas. Qual será a nossa resposta? Simples: nós também vamos fazê-las", disse Putin.

O presidente russo admitiu que "é verdade" que "muitos países, seguramente uma dezena, já desenvolvem essas armas, enquanto a Rússia e os EUA se limitam bilateralmente", mas garantiu que Washington vinha atribuindo recursos há algum tempo para desenvolver esse tipo de armamento e que agora simplesmente procura uma desculpa para sair do tratado.

"Ou seja, a decisão foi adotada há muito tempo, só que por baixo dos panos. Eles pensavam que nós não perceberíamos, mas no orçamento do Pentágono já figura o desenvolvimento dessas armas. No entanto, apenas depois disso eles anunciaram publicamente que sairiam [do tratado]", disse Putin.

O presidente russo acrescentou que "o próximo passo [dos Estados Unidos] é buscar alguém para colocar a culpa". "O mais fácil e habitual para os líderes do Ocidente é: 'a Rússia é culpada'. Isto não é assim. Nós somos contrários à ruptura do tratado, mas, se acontecer, reagiremos adequadamente", acrescentou.

Em relação ao ultimato dado pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, na terça-feira (4) à Rússia para que deixe de violar o tratado de eliminação de mísseis de médio e curto alcances, o líder russo garantiu que "chegou um pouco tarde".

"No início, a parte americana anunciou suas intenções de sair do tratado e depois começou a buscar motivos para fazê-lo. O principal motivo é que nós o violamos. Ao mesmo tempo, como é habitual, não apresentam nenhuma prova de nossa violação", afirmou Putin.

Otan

Segundo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a Rússia viola o tratado com o míssil de cruzeiro Novator 9M729 (SSC-8, de acordo com a classificação da Otan), que, segundo os políticos russos, tem um alcance de 498 quilômetros, dois a menos que o limite para que seja considerado uma violação.

Putin também lembrou que os EUA já fizeram o mesmo em 2002, quando deixaram o tratado de defesa antimísseis, que era uma das pedras fundamentais da segurança internacional. "Mesmo assim, não tiveram nenhum problema em sair. O mesmo acontece agora, mas querem culpar alguém, no meu ponto de vista, de seu passo impensado", disse.

O presidente russo advertiu que a saída dos americanos do INF provocará uma nova corrida armamentista no mundo. Ele ameaçou apontar o armamento estratégico russo para os países europeus que decidirem receber mísseis americanos, como acontecia nos tempos da Guerra Fria.

O líder russo afirma que a Casa Branca nunca apresentou provas de suas violações ao INF e que os EUA foram os primeiros a infringir o acordo ao posicionarem na Romênia elementos estratégicos do escudo antimísseis como o sistema de combate Aegis. 

Últimas notícias