General da Aeronáutica venezuelana declara apoio a Guaidó

Publicado em 02/02/2019 - 14:04 Por Agência Brasil - Brasília

O General de Divisão da Aviação Venezuela, Francisco Yánez, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo para que seus colegas militares apoiem o presidente interino Juan Guaidó. Yánez pediu para que o povo venezuelano fosse às ruas hoje para apoiar Guaidó, opositor do governo de Nicolás Maduro e que se autoproclamou presidente interino do país no dia 23 de janeiro.

“Convido a todo o povo da Venezuela que saia pacificamente pelas ruas e defenda o nosso presidente Juan Guaidó. Aos meus companheiros de armas, lhes peço que não os reprimam mais. [...] O tempo da pátria é agora. O tempo da democracia já chegou. Saiam e apoiem o nosso presidente Juan Guaidó”, disse o general, diretor de planejamento estratégico do alto-comando da aviação venezuelana.

Guaidó que convocou uma manifestação para hoje e pediu para que a população fosse às ruas contra Maduro. Yánez também afirmou que existem dois aviões prontos, à disposição de Maduro. “Que se vá!”, completou.

A manifestação pública do general repercutiu nas Forças Armadas. O Twitter oficial do comandante-geral da Aviação Militar da Venezuela, Pedro Alberto Juliac Lartiguez, chamou Yánez de traidor. “Não se podia esperar menos do traidor General de Divisão Francisco Esteban Yanez Rodriguez”.

Guaidó convocou manifestações em seu país após a Organização das Nações Unidas (ONU) apelar para novas eleições na Venezuela e a maior parte da comunidade internacional anunciar apoio ao governo interino.

Edição: Sabrina Craide

Últimas notícias