Tailândia realiza primeiras eleições depois de golpe militar de 2014

Pesquisa dá vitória a partido pró-democracia

Publicado em 24/03/2019 - 10:00 Por Agência Brasil* - BANGKOK

Pesquisa realizada após o fechamento das urnas indica que o partido pró-democracia Pheu Thai venceu neste domingo (24) as eleições realizadas na Tailândia, o primeiro pleito após quase cinco anos de regime militar.

O Pheu Thai conquistou 153 das 500 cadeiras em disputa na Câmara dos Deputados, ficando à frente do partido pró-militar Phalang Pracharat, segundo colocado com 96 parlamentares eleitos.

Eleições, Tailandia.
 REUTERS/Athit Perawongmetha
Eleitores festejam resultado de eleições na Tailândia   (Athit Perawongmetha/ Reuters/direitos reservados)

A pesquisa, realizada pelo Super Poll, no entanto, não garante uma derrota dos militares nas primeiras eleições no país desde 2014.

Os eleitores escolheram as 500 cadeiras da Câmara, 350 delas selecionadas por circunscrição e outros 150 em lista de partido.

O novo primeiro-ministro será eleito pelos 500 deputados em votação conjunta com 250 senadores, escolhidos a dedo pelo regime militar que comandou o país nos últimos cinco anos.

Depois de quase cinco anos de governo da junta militar - liderada pelo general golpista Prayut Chan-ocha - cerca de 90 mil seções eleitorais funcionaram no último  sábado (23).

Cerca de 51 milhões de tailandeses foram convocados às urnas numa eleição adiada algumas vezes pela junta militar que tomou o poder através de um golpe de estado em maio de 2014.

*Com informações da Deutsche Welle (agência pública de notícias da Alemanha)

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias