Com 95% dos votos apuradores, Netanyahu tem leve vantagem

Publicado em 10/04/2019 - 08:50 Por Agência Brasil - Brasília

Com 95% dos votos apurados hoje (10) em Israel, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem uma leve vantagem sobre o general Benny Gantz, ex-ministro da Defesa do país.

A expectativa é que as apurações sejam finalizadas em três horas.

Uma imagem combinada mostra Benny Gantz (à esquerda), líder do partido Azul e Branco votando em Rosh Haayin e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, votando em Jerusalém durante a eleição parlamentar de Israel.
Imagem combinada mostra Benny Gantz (à esquerda), líder do partido Azul e Branco, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, votando  (Reuters/Nir Elias e Ariel Schalit/Pool via Reuters/Direitos reservados)

Confirmada a vitória de Netanyahu, ele marcará um recorde: irá completar o quinto mandato como primeiro-ministro. A vitória dele se deve à coalizão dos partidos religiosos e conservadores com o Likud.

Porém, o azul e branco, de centro liderado por Gantz, obteve o mesmo número de assentos que o Likud – 35 no Knesset, o parlamento – de um total de 120 lugares.

Nos últimos dias da campanha, Netanyahu se comprometeu a anexar partes da Cisjordânia ocupada. A iniciativa encerra a perspectiva de paz com os palestinos.

Ontem (9) Netanyahu e Gantz comemoraram a vitória.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias