Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

EUA estão preparados para dialogar com Irã “sem condições prévias”

Mike Pompeo pediu que país asiático se comporte como “nação normal”

Publicado em 02/06/2019 - 18:01

Por Agência Brasil* Brasília

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse hoje (2) que a Casa Branca esta preparada para dialogar com o Irã “sem condições prévias”, sempre que o governo de Teerã “queira se comportar como uma nação normal”.

“Estamos preparados para nos envolvermos em conversações sem condições prévias, mas sem interromper nossos esforços para terminar com as atividades malignas dessa república islâmica”, destacou Pompeo, numa entrevista coletiva ao lado de seu homólogo suíço, Ignazio Cassis, depois de uma reunião bilateral no sul do país europeu.

U.S. Secretary of State,  Mike Pompeo Mike Pompeo
REUTERS/Joshua
Secretário de Estado norte-americano visitou Suíça, que atua como representante dos EUA no Irá - REUTERS/Joshua Roberts/Direitos Reservados

No encontro, que ocorreu no castelo medieval de São Miguel, na cidade de Bellinzona, Pompeo assegurou que o presidente norte-americano, Donald Trump, não mudou sua postura em relação ao Irã, mas “apenas expressou sua intenção de dialogar há muito tempo, não somente nos últimos dias”.

Pompeo lembrou que os Estados Unidos e a Suíça mantêm um acordo para que o país europeu represente o governo norte-americano no Irã, ante a ausência de laços diplomáticos entre Washington e Teerã, e agradeceu os esforços do governo suíço para visitar e dar assistência consular a norte-americanos presos no país asiático.

O ministro de Relações Exteriores suíço ofereceu-se para continuar com esse trabalho mediador, também ante possíveis negociações, mas, ao mesmo tempo, destacou os danos que as sanções norte-americanas causam à população iraniana.

* Com informações da Télam, agência pública de notícias da Argentina

Edição: Wellton Máximo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias