Macron espera que 31 de outubro seja prazo máximo para o Brexit

Publicado em 04/06/2019 - 09:31 Por Reuters - Paris

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que 31 de outubro deve ser o prazo final para o já adiado Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia.

Macron estava entre outros líderes da União Europeia (UE) que se opuseram a prorrogar a extensão dada ao Reino Unido quando o prazo se prolongou de março para o fim de outubro.

Emmanuel Macrom, França.  REUTERS/Piroschka van de Wouw
Macron disse que 31 de outubro deve ser o prazo final para o Brexit    (REUTERS/Piroschka van de Wouw/Direitos Reservados)

"Acho que esse é o último, último prazo, porque eu não quero que a nova comissão e esses novos executivos tenham de lidar com (isso)", disse ele, em referência à nomeação de novos chefes de grandes instituições da UE.

"Acho que procrastinar é um grande erro," afirmou.

Macron falou em inglês, ontem (3), no Palácio do Eliseu, em Paris, com membros da Conferência Monetária Internacional.

"Eu realmente acredito que agora devemos implementar a decisão do povo britânico, exceto se o próprio povo britânico decidir outra coisa", afirmou o presidente da França.

"Esse é o motivo pelo qual eu sempre fui pintado como o homem inflexível na sala sobre essa questão do Brexit. Mas eu apoio tal caracterização", explicou.

O chefe do governo francês, no entanto, deixou a porta aberta para outra prorrogação do Brexit, caso o Reino Unido peça mais tempo para um segundo referendo.

"É plausível se tivermos a perspectiva ou de um novo referendo ou de um arranjo totalmente novo aceitável para os 27 e nosso negociador."

Além disso, Macron descreveu como um "esforço em vão" qualquer tentativa britânica de tentar renegociar o atual acordo para dissolver o chamado "backstop irlandês".

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias