Estado do Tennessee, nos EUA, é devastado por tornados

Foram registradas 22 mortes e várias dezenas de feridos

Publicado em 03/03/2020 - 19:51 Por RTP - Nashville (EUA)

Pelo menos oito tornados atingiram na madrugada de terça-feira (3) os estados norte-americanos do Missouri, do Kentucky e, de forma particular, do Tennesse, durante uma tempestade de relâmpagos. Neste último, dezenas de casas foram arrasadas e quase 50 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Já foram registradas 22 mortes e várias dezenas de feridos.

O número de mortes subido nas últimas horas e pode aumentar, afirmou a Agência de Gestão de Emergências do estado, devido ao grande número de desaparecidos.

Equipas de socorro têm feitos buscas casa a casa, de destroços em destroços, à procura de vítimas e sobreviventes, revelou o departamento de bombeiros de Nashville, capital do estado do Tennessee, fortemente atingida pelos tornados e que registou até agora 30 feridos.

Quase meia centena de edifícios foram destruídos em Nashville e diversos outros foram afetados, disse o diretor do departamento de bombeiros, William Swann. A cidade tem 691 mil habitantes. O presidente Donald Trump prometeu visitar o estado na sexta-feira. "Orações pelos afetados pelos devastadores tornados no Tennessee", escreveu Trump na sua página oficial do Twitter.

John Partipilo, um fotógrafo que mora em East Nashville, a cerca de cinco quarteirões da área mais afetada pelos tornados, disse aos jornalistas que se escondeu na casa de banho com a cadela, Lucille, quando um dos tornados passou pela sua casa.

"Era como uma coisa enorme acelerada... Depois ficou tudo muito silencioso", recordou. "Era como o som de um comboio, é difícil de explicar... Um rosnido".

Veículos esmagados, montes de destroços e linhas elétricas caídas obstruiam as ruas e as estradas, bloqueadas pelos veículos de pronto socorro.

"É como uma zona de guerra", descreveu Charlotte Cooper, professora, cuja casa escapou à passagem de um tornado com janelas rachadas e uma cerca tombada.

"Precisamos que nos ajudem", apelou o capitão da polícia de Mt Juliet, um subúrbio a leste de Nashville, onde a passagem de um dos tornados deixou muitas casas destruídas e fez vários feridos. "E se isso significar ficarem em casa, fiquem", acrescentou.

A empresa municipal Nashville Electric afirma que mais de 47 mil dos seus clientes está sem eletricidade, depois dos estragos em quatro subestações de distribuição, em 15 linhas primárias e da queda de múltiplas linhas e postes.

O aeroporto John C.Tune "foi seriamente afetado" e vários hangares foram destruídos.

A passagem dos tornados coincidiu, não pela primeira vez, com a super-terça feira, dia em que vários estados dos Estados Unidos votam nos seus candidatos favoritos a uma candidatura à Casa Branca.

Em 2008, um tornado noturno deixou grandes estragos no centro de Tennessee.

Esta terça-feira, a votação no Tennesse prosseguiu numa quase normalidade, com as estações do voto abrindo apenas uma hora depois do previsto inicialmente. Algumas tiveram de mudar de local.

Últimas notícias