Tribunal de Londres nega pedido de fiança de Julian Assange

Advogados dizem que ele corre grande risco de contrair coronavírus

Publicado em 25/03/2020 - 13:46 Por Michael Holden - Reuters - Londres

Julian Assange, fundador do WikiLeaks que está lutando contra uma extradição do Reino Unido para os Estados Unidos, viu seu pedido de fiança ser recusado nesta quarta-feira (25) depois de seus advogados dizerem que ele deveria ser libertado por correr grande risco de contrair o coronavírus na prisão.

O ativista de 48 anos é procurado nos EUA devido a 18 acusações criminais de conspiração para invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem e diz que poderia passar décadas preso se for condenado.

"Tal como as coisas estão hoje, essa pandemia global por si só não é motivo para a libertação do senhor Assange", disse a juíza Vanessa Baraitser, do Tribunal dos Magistrados de Westminster.

Ela disse que a conduta passada de Assange mostrou o quanto longe ele está preparado para ir para evitar os procedimentos de extradição e que existem razões substanciais para acreditar que, se fosse solto, ele voltaria a se esconder.

Ela se referia ao fato de Assange ter se ausentado de uma audiência de fiança e se refugiado na embaixada equatoriana de Londres em 2012 para evitar uma extradição para a Suécia, onde era procurado à época para responder perguntas sobre supostos crimes sexuais – as alegações foram retiradas desde então.

Assange ficou entrincheirado na embaixada durante sete anos, e acabou sendo retirado depois que o Equador revogou seu asilo.

Ele está detido na prisão Belmarsh de Londres.

Últimas notícias