EUA: Senado derrota tentativa de barrar transferências a polícias

Emenda buscava impedir repasse de armamentos

Publicado em 22/07/2020 - 08:02 Por Patricia Zengerle - Repórter da Reuters - Washington

O Senado dos Estados Unidos derrotou nessa terça-feira (21) uma tentativa de impedir a transferência de gás lacrimogêneo, veículos blindados e outros armamentos dos militares para polícias locais, apesar das preocupações com seu uso durante protestos antirracismo em todo o país.

O placar, de 51 a 49, a favor da emenda para barrar as transferências ficou aquém dos 60 votos necessários para avançar. Só uma parte de republicanos se uniu aos democratas no apoio à medida.

"Nossas comunidades não são campos de batalha. O povo americano não é um combatente inimigo", disse o senador democrata Brian Schatz, que propôs a medida como uma emenda à Lei de Autorização de Defesa Nacional, ou NDAA.

Republicanos e democratas vêm se desentendendo sobre a melhor maneira de responder aos protestos que varreram os EUA – e o mundo – em reação à morte de George Floyd, um negro norte-americano, sob custódia da polícia de Mineápolis.

O presidente republicano Donald Trump disse que planeja enviar forças federais a mais cidades comandadas por democratas, apesar de uma repressão federal de agentes não identificados e camuflados em carros sem insígnias contra manifestantes, em Portland, ter causado revolta em toda o país.

O senador republicano James Inhofe se opôs intensamente à emenda de Schatz, classificando o sistema de transferência de armas como um uso eficaz do dinheiro dos contribuintes e observando que ele é endossado por departamentos de polícia.

Últimas notícias