Médicos alemães dizem que exames indicam envenenamento de Navalny

Ativista russo passou mal após tomar chá

Publicado em 25/08/2020 - 05:47 Por Michael Nienaber e Joseph Nas - Repórteres da Reuters - Berlim

Médicos alemães que tratam o opositor russo Alexei Navalny em um hospital de Berlim disseram, nessa segunda-feira (24), que exames indicaram que ele foi envenenado antes de desmaiar em um avião na Rússia na semana passada.

Navalny, um crítico do presidente russo, Vladimir Putin, foi levado à Alemanha no sábado (22) para tratamento. O Kremlin disse não estar claro o que fez Navalny adoecer e que exames iniciais não mostraram que ele foi envenenado, como seus assessores afirmaram.

O Hospital Charité, de Berlim, disse que uma equipe de médicos o examinou detalhadamente após sua chegada. "Indícios clínicos mostram envenenamento com uma substância do grupo de inibidores de colinesterase", disse o hospital em comunicado. "A substância específica envolvida continua desconhecida, e uma série adicional de exames abrangentes foi iniciada."

Navalny é uma pedra no sapato do Kremlin há mais de uma década, mostrando o que considera corrupção de alto nível e mobilizando multidões de jovens manifestantes.

Ele foi detido diversas vezes por organizar reuniões públicas e comícios, processado devido às suas investigações sobre corrupção e impedido de concorrer a Presidência em 2018.

O governo alemão disse mais cedo que Navalny está sendo protegido no hospital devido a temores em relação à sua segurança.

"A suspeita é que o senhor Navalny tenha sido envenenado, dado que, infelizmente, a história russa recente teve vários casos suspeitos do tipo", disse Steffen Seibert, o principal porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, aos jornalistas.

Últimas notícias