Rússia pode permitir que crítico do Kremlin se trate na Alemanha

Alexei Navalny teria sido envenenado

Publicado em 22/08/2020 - 11:34 Por Tom Balmforth - Da Agência Reuters - Moscou

Médicos da Rússia disseram que Alexei Navalny, crítico do Kremlin gravemente doente, pode ser levado para a Alemanha para receber atendimento médico depois que aliados do político acusaram as autoridades russas de tentarem impedir sua retirada do país.

Navalny, um oponente de longa data do presidente Vladimir Putin e de seus assessores e um ativista anticorrupção, desmaiou em um avião na quinta-feira (20) depois de beber um chá que seus aliados acreditam ter sido envenenado.

Médicos alemães foram buscar Navalny, de 44 anos, de avião, a pedido de sua esposa e de apoiadores, que disseram temer que as autoridades tentem encobrir pistas de como ele adoeceu.

Ligeira melhora

Médicos russos do hospital de Omsk, na Sibéria, disseram inicialmente que seu quadro melhorou um pouco, mas que sua condição é instável demais para ele ser transportado em segurança para fora do país.

No entanto, disseram que não são contra a sua remoção depois que os médicos alemães tiveram acesso a Navalny e informaram que ele está apto a viajar.

Um médico veterano do hospital, Anatoly Kalinichenko, disse que o hospital poderia ajudar a transportar Navalny ao aeroporto e que ele será retirado para viajar.

Alexander Murakhovsky, o médico-chefe do hospital, disse que Navalny foi diagnosticado com uma doença metabólica que pode ter sido causada pela falta de açúcar no sangue.

Ele afirmou que vestígios de substâncias químicas industriais foram encontrados nas roupas e nos dedos de Navalny e que os médicos não acreditam em um envenenamento. 

 

Últimas notícias