Lagarde avalia cenário para revisar meta no BCE semelhante à do Fed

Objetivo do BCE é a estabilidade de preços

Publicado em 30/09/2020 - 09:19 Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa - da agência Reuters - Frankfurt

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, preparou o cenário nesta quarta-feira (30) para mudar a estratégia do BCE e alinhá-la à do Federal Reserve (Fed - Banco Central dos Estados Unidos) , possivelmente incluindo o compromisso de deixar a inflação ultrapassar a meta da instituição, após ter ficado baixa por muito tempo.

A inflação na zona do euro tem ficado aquém da meta do BCE - atualmente fixada como "abaixo, mas perto de 2%" - durante anos, apesar do estímulo cada vez mais agressivo do banco central, que levou sua principal taxa de juros para abaixo de zero e comprou mais de 3 trilhões de euros em ativos.

Na sua primeira atualização sobre a revisão em curso da estratégia do BCE, Lagarde também abriu a porta para dar ao banco central menos tempo para atingir o seu objetivo.

Espera-se que o BCE siga os passos do Fed, que disse no mês passado que visaria inflação média de 2%, de modo que os períodos em que os preços cresçam muito devagar precisem ser compensados por períodos de inflação mais acelerada, e vice-versa.

"Se confiável, tal estratégia pode fortalecer a capacidade da política monetária de estabilizar a economia quando confrontada com seu limite inferior", disse Lagarde.

Estabilidade de preços

Ao contrário do Fed, que tem o mandato duplo de alcançar o emprego máximo e preços estáveis, o único objetivo do BCE é a estabilidade de preços durante um "médio prazo" não especificado.

Mas Lagarde chamou este mandato de "hierárquico", argumentando que uma definição flexível de médio prazo permite evitar o aperto da política monetária e a "restrição desnecessária de empregos e crescimento" no caso de um choque temporário.

Por outro lado, ela acrescentou que o persistente fracasso do BCE em cumprir a meta de inflação poderia alimentar as expectativas de inflação e, portanto, "exigiria um horizonte de política monetária mais curto."

Ambos os argumentos implicam que o BCE precisaria continuar ou mesmo aumentar sua política de estímulo agressivo, uma vez que se espera que a inflação fique abaixo da meta nos próximos anos.

 

Últimas notícias