Buscas continuam após morte de dez pessoas em naufrágio no Japão

Barco de turismo desapareceu nas águas geladas de Shiretoko

Publicado em 25/04/2022 - 06:34 Por Kiyoshi Takenaka e David Dolan - Repórteres da Reuters* - Tóquio

A guarda costeira do Japão confirmou a morte de dez pessoas que foram encontradas por equipes de resgate neste domingo (24), depois que um barco de turismo desapareceu nas águas geladas da ilha mais ao norte do país.

As autoridades continuam as buscas com barcos de patrulha, aviões e helicópteros às outras 16 pessoas que estavam a bordo do "Kazu I" quando a embarcação teve problemas no sábado (23), perto da península de Shiretoko, na ilha de Hokkaido.

Nove dos dez corpos encontrados estavam na água ou em rochas próximas, disse a guarda costeira. Havia 24 passageiros, incluindo duas crianças, e dois tripulantes a bordo. 

Gelo flutuante podia ser visto no mar ao redor da área até março, e a temperatura da água estaria em torno de 2 a 3 graus Celsius, nesta época do ano, disse à Reuters o funcionário de uma cooperativa de pesca local. "Você começa a perder a consciência apenas alguns minutos após entrar nesse tipo de água", acrescentou.

No sábado à tarde, a tripulação informou a guarda costeira que a água estava inundando o barco. O último contato ocorreu cerca de uma hora depois, quando o barco avisou à empresa que estava caindo em um ângulo de 30 graus, informou a Kyodo News.

A guarda costeira disse que não estava claro o que aconteceu com o barco. Na empresa que operava o Kazu não havia ninguém disponível para comentar. Ondas altas e ventos fortes foram observados por volta do meio-dia de sábado (no horário local) na região, disse a Kyodo.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

 

Últimas notícias