Rosa Weber é eleita presidente do TSE e fala em "disputa acirrada"

Publicado em 19/06/2018 - 23:16 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu hoje (19) a ministra Rosa Weber para ocupar a presidência da Corte. A ministra já faz parte do tribunal e vai suceder Luix Fux no comando da Corte em agosto, quando Fux deixará o posto após dois anos no cargo.

Rosa Weber, que também é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), vai presidir as eleições de outubro e deverá ficar no cargo até maio de 2020 ."Eu sei da enorme responsabilidade que me aguarda neste ano de 2018, em que o país se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, com tantas divisões”, disse a ministra após a votação.

A ministra nasceu em Porto Alegre e fez carreira como magistrada da Justiça do Trabalho. O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.
 

Brasília - A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber durante julgamento do pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula (José Cruz/Agência Brasil)
A ministra Rosa Weber vai assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral - José Cruz/Agência Brasil

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias