Presidente da Indonésia visita pela 2ª vez área atingida por tsunami

Publicado em 03/10/2018 - 07:16 Por Agência EFE - Palu (Indonésia)

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, visitou hoje (3) a região afetada pelo terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter e o posterior tsunami,  na ilha de Celebes, na última sexta-feira (28), causando mais de 1,4 mil mortes e deixando milhares de desabrigados.

"O mais importante após uma catástrofe é uma resposta rápida. Por essa razão, nomeei Jusuf Kalla para que comande as operações de assistência às vítimas do terremoto e tsunami em Celebes Central. Eu mesmo retornei esta manhã a Palu e visitei Donggala", escreveu o presidente, em sua conta no Twitter. Kalla, de 76 anos, vice-presidente da Indonésia, é um veterano político muçulmano.

Homens tomam banho na região de Lombok, uma das mais afetadas pelo terremoto na Indonésia
Homens tomam banho na região de Lombok, uma das mais afetadas pelo terremoto na Indonésia - Antara Foto/Ahmad Subaidi via Reuters/Direitos reservados

Widodo disse aos jornalistas, na área de Petobo, em Palu, que "a ajuda começou a chegar", e informou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou para ele ontem à noite, segundo informou a agência de notícias indonésia "Antara".

Em Petobo, há "centenas de vítimas" enterradas sob a lama, disse há dois dias o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, em entrevista coletiva em Jacarta, capital do país.

O líder indonésio, que buscará a reeleição em abril de 2019, visitou a região da catástrofe pela primeira vez no último domingo (30).

Últimas notícias