Advocacia da União reduz litígios envolvendo servidores públicos

Publicado em 25/11/2019 - 18:54 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou hoje (25) que reduziu em 62% a litigiosidade de processos que estão em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) envolvendo servidores públicos. Segundo a AGU, na maioria dos processos, a chance de sucesso da União na causa era pequena.

A medida faz parte do Programa de Redução de Litígios e de Aperfeiçoamento da Defesa Judicial da União e tem o objetivo de reduzir a judicialização em causas praticamente perdidas para aumentar a eficiência da advocacia pública em outras matérias, além economizar recursos públicos.

De acordo com a AGU, entre janeiro e outubro deste ano, a União não recorreu em 2.104 casos dos 3,3 mil processos que estão no STJ. 

Desde 2012, quando foi o programa foi iniciado, 37 mil recursos foram evitados em 87 mil ações contra a União. O órgão estima que houve economia de aproximadamente R$ 27 milhões no período. 

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias