Jacarezinho: Justiça recebe denúncia contra dois policiais

Um deles responderá por homicídio doloso e fraude processual

Publicado em 18/10/2021 - 15:32 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 18/10/2021 - 16:37

O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro recebeu denúncia encaminhada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra dois policiais civis, por envolvimento na morte de um suspeito, no dia 6 de maio deste ano, em uma ação policial. Na ocasião, 29 pessoas foram mortas, incluindo um policial civil. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (18).

Os policiais, identificados pelo TJ como Douglas e Anderson, foram denunciados por envolvimento no homicídio de Omar Pereira da Silva durante a ação. Um dos denunciados responderá pelos crimes de homicídio doloso e fraude processual, na forma prevista pela Lei de Abuso de Autoridade. O outro agente foi acusado pelo crime de fraude processual, por estar presente na cena do crime.

A denúncia foi aceita pela juíza Elizabeth Louro, da 2ª Vara Criminal da Capital. Na decisão, a magistrada ordena que os dois policiais envolvidos se afastem de operações externas e se abstenham de qualquer contato com moradores do Jacarezinho.

“Trata-se de fato de grande repercussão, amplamente divulgado por toda mídia nacional e internacional, sendo reputada como a mais trágica operação policial do estado do Rio de Janeiro, pelo que tenho que se justificam as medidas cautelares ora pleiteadas pelo órgão ministerial. Isso porque - pelo que consta dos autos e dada a gravidade dos fatos sob análise - os apontados agentes não estariam aptos a figurarem em operações policiais externas, sob pena de pôr em risco a ordem pública”, escreveu a juíza em sua decisão.

Denúncia

A força-tarefa do MP, formada para investigar o caso, ofereceu na última quinta-feira (14) denúncia contra os dois policiais civis que participaram da operação, considerada a maior em número de mortos em ação policial na história do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a denúncia, o crime foi praticado quando a vítima estava encurralada em um dormitório infantil, desarmada e já baleada no pé. Ainda segundo a ação penal, o policial responsável pelo disparo e outro agente, também denunciado, retiraram o cadáver do local antes da perícia no local.

Operação

No dia 6 de maio, policiais civis fizeram uma operação na favela do Jacarezinho contra a organização criminosa que controla a venda de drogas ilícitas na comunidade. Logo no início da operação, o policial civil André Leonardo de Mello Frias foi morto com um tiro na cabeça. A operação seguiu e gerou outras 28 mortes. Na ocasião, a Polícia Civil informou que todos morreram em confronto com policiais e negou que tivesse havido execuções.

Defesa

O advogado Gabriel Habib, que defende os dois policiais, disse que ambos estão confiantes, por terem agido em legítima defesa, o que será comprovado no decorrer do processo.

“Eles reagiram à oposição do agressor, que estava armado no momento do confronto. O processo começou de forma precipitada, porque as investigações ainda estão em curso. O Ministério Público deveria aguardar as investigações serem encerradas, para oferecer ou não a denúncia. Realmente é um caso muito complexo, que demanda vários elementos de investigação. Estamos confiantes que os policiais serão absolvidos ao final do processo”, disse o advogado.

Matéria atualizada para acréscimo do posicionamento da defesa dos réus.

Edição: Aline Leal

Últimas notícias